O inverno também é aliado do surfe
- Por Lucas Campos e Mariana Simões
- May 17, 2016
- 2 min read
Surfar é sempre algo relacionado com sol, calor e verão. Mas e durante os dias de chuva, frio e inverno? É impossível surfar com esse tipo de clima? O Praia InForma prova que não! Existem roupas especiais para usar nesses dias, os chamados “John”, feitos de neoprene.

Os alunos da Escola Total e seus professores usam roupas de lycra e neoprene para surfar
A professora e surfista Kaylane Souza, de 23 anos, da Escola Total da Prefeitura de Santos, localizada no Emissário Submarino, nos explicou que é necessário usar roupas especiais de borracha. Isso porque as roupas de tecido possuem muitos “buracos”, ou seja, os espaços normais existentes no algodão, poliéster, entre outros.
Assim, a temperatura do corpo não consegue ser mantida. Já a roupa de borracha ou lycra são mais duras e com menos “buracos” o que, como ela explica, “não deixa sair a temperatura do seu corpo, por isso que isola e você fica quente. E é por isso que os surfistas usam, por conta isolação, como um cobertor”.
A surfista ainda explica que, com a tecnologia, as roupas de borracha começaram a evoluir, melhorando a flexibilidade dos esportistas, trazendo maior conforto. O professor e surfista Luiz Eduardo Costa Moreira, de 22 anos, explicou que a lycra é geralmente usada nos dias de sol forte ou de chuva sem um frio intenso. Já as de borracha, são melhores para os dias de frio, por serem isolantes térmicos. Existem roupas de diversas marcas. Entre elas, as mais conhecidas são Mormaii, Rip Curl e Hurley.
Mas, mesmo com tanta proteção, é importante ficar atento aos perigos, principalmente nos dias de ressaca. O veterano Miguel Carlos Waldowski, de 53 anos, explica que todo lugar é perigoso. “Na ressaca as ondas são mesmo mais fortes, mas quem sabe surfar até prefere [esses dias] para fazer manobras”, explica ele. Porém, o “lash” (a corda que prende o surfista à prancha) pode arrebentar mais fácil, então os cuidados devem ser redobrados.

As roupas de borracha protegem os surfistas do frio, pois servem como isolantes térmicos
[endif]--Para entender melhor e dar dicas de modelos e preços de John, visitamos duas lojas em Santos. Na loja Sthill Beach Club (localizada na Av. Presidente Wilson, número 101, no bairro da Pompéia) conversamos com o vendedor e surfista Daniel Rangel Carbone, de 21 anos. Ele nos mostrou muitos tipos de roupas de borracha, explicando qual a ideal para cada tipo de clima.
Fomos também à loja Hawaii Surf Point (localizada no primeiro piso do Miramar Shopping, Rua Euclides da Cunha, número 21, no bairro do Gonzaga), onde encontramos long john, short john e também camisas de lycra para os dias menos frios e com chuva.
Confira abaixo nosso vídeo-reportagem nessas lojas, com preços e marcas acessíveis para quem quiser se aventurar a surfar no inverno.
Saiba como surfar protegido do frio com as dicas do Praia InForma
Galeria:
![endif]--![endif]--
Comments