
Futebol de Praia
O futebol de praia é diferente do futebol de areia. O de praia se assemelha ao futebol tradicional, jogado nos gramados, e é praticado na areia batida (próxima ao mar). Já o de areia se assemelha ao futsal (mesmo número de jogadores), e é praticado no areião (areia fofa).
Em Santos, são tradicionais os times amadores de futebol de praia, tanto os organizados por clubes e/ou associações - das barracas - quanto por qualquer um que queria praticar - sem ser necessário um vÃnculo com clubes.
Por não ter uma regulamentação especÃfica de competição, as regras são subjetivas, e podem mudar de jogo para jogo. O número de jogadores não tem um padrão, seguem apenas um máximo de 11 jogadores para cada lado - assim como nos gramados. Porém, não há um mÃnimo especÃfico, seguindo apenas o bom senso. Podem ter 3 substituições para cada time.
Os times geralmente prepararam uma camisa, bem como um nome, para melhor identificação nas eventuais competições. Como não há competições oficiais, não é necessário regulamentar.
O campo é desenhado na areia, sem medidas especÃficas. Se o jogo for de 11 jogadores para cada lado - padrão - o ideal é que o campo tenha:
Comprimento: 100 a 110 metros
Largura: 64 a 75 metros
A duração também segue os padrões do futebol de gramado: dois tempos de 45 minutos, sem acréscimo e com intervalo de 10 a 15 minutos.
As regras de impedimento, falta, pênalti e cartões (amarelo e vermelho) seguem os mesmos padrões do futebol de gramado.
Nos campeonatos amadores, podem ter etapas de pontos corridos e de mata-mata.
Pontos corridos: Há uma tabela com os pontos de todos os times. o vencedor marca 3 pontos, em caso de empate, ambos ganham 1 ponto. Vence quem ficar em primeiro na tabela.
Mata-mata: Quem perde sai da competição. Se o jogo terminar empatado, há prorrogação, com dois tempos de 15 minutos. Permanecendo o empate, há a disputa de pênaltis. Vence o ganhador do último jogo.