
Vôlei de Praia
É semelhante ao vôlei de quadra, tradicional, porém a quadra de praia é um pouco menor e o time são apenas dois jogadores – enquanto o de quadra possui 6 jogadores. Se tornou um esporte profissional em 1960 e olímpico em 1996. Outra diferença entre o vôlei de praia e o vôlei de quadra é quanto a bola. A bola do vôlei de praia é mais macia e um pouco maior.
Para jogar, os atletas usam – com comprimento de no máximo 3 centímetros acima do joelho) e tops com manga comprida, ou trajes de banho (sunga e biquíni), dependendo da preferência de cada um.
A quadra de vôlei de praia possui as seguintes áreas:
Área de descanso: bancos do lado esquerdo da quadra onde os jogadores ficam entre um set e outro.
Controlador do placar: uma área para quatro controladores, entre os dois bancos de descanso, para registrar os pontos e controlar o tempo.
Juízes: Dois juízes localizados do lado direito da rede. O árbitro principal fica sentado numa plataforma alta, da altura da rede, e o outro, na quadra.
Juízes de linha: quadro árbitros, um em cada ponta da quadra, e sua função é sinalizar quando a bola caiu fora da linha da quadra (contando ponto pra dupla adversária).
Superfície de jogo: A aérea total da quadra, excluindo as áreas de descanso e do controlador do placar. A areia deve ter pelo menos 40 centímetros de espessura.
● Regras da competição
A partida é vencida pela primeira equipe que conseguir vencer dois sets. Cada set vai até 21 pontos, desde de que haja 2 pontos de diferença ente eles. Se chegar à 21 sem essa diferença, o jogo continua até que isso ocorra.
Caso ocorra um empate de um set para cada, há um terceiro set de desempate, que corre até 15 pontos, também com a necessidade de dois pontos de diferença.
● Habilidades
Os jogadores precisam dominar várias habilidades:
Saque: colocar a bola em jogo, do fim da quadra, fazendo-a passar por cima da rede e chegar à quadra adversária.
Passe: o primeiro dos três toques. No vôlei de praia, não pode ser um levantamento.
Levantamento: o segundo toque, que prepara a bola para o ataque. Pode ser feito de duas maneiras, com as mãos abertas ou de manchete, quando a bola bate nos antebraços do jogador. Pode ser o ataque.
Ataque: geralmente, é o terceiro toque. Pode ser feito de três formas: batendo bruscamente na bola, de maneira um pouco mais suave, ou muito suave, fazendo ela passar por cima do bloqueador e cair lentamente na quadra adversária.
Defesa: evitar que a bola atacada pelo adversário atinja o solo.
Bloqueio: é quando os jogadores pulam e estendem os braços, tentando fazer com que a bola não ultrapasse a rede e volte para o campo adversário, como uma barreira.