
Tamboréu
O esporte tamboréu deriva do nome do próprio instrumento utilizado durante o jogo. Ele é constituído de um aro de acrílico ou plástico, com uma tampa de “couro animal” ou uma tela de nylon industrial.
Ele tem uma forma redonda e de diâmetro máximo de 28 centímetros. Para as categorias de base e escolas, tanto masculino como feminino, é obrigatório o tamboréu com o diâmetro de 26 centímetros. O jogo é feito com este tamboréu e uma bola de borracha - com diâmetro de 59 milímetros e peso de 88 a 90 gramas.
O objetivo do jogo é lançar a bola ao campo adversário, sobre uma rede estendida no meio da quadra. Pode ser simples, dupla, ou por equipe (de até 5 de cada lado) e ganha quem tiver dez pontos, com dois pontos de diferença entre eles, ou no 16º. São três sets no total.
É proibido aplicar mais de um toque do tamboréu na bola, e se, ao atacar, invadir a área do adversário por cima da rede.
As quadras podem ter 20, 18 e 17 metros, que é a oficial atualmente. A rede usada, a princípio, era a mesma que a usada nas quadras de tênis, hoje já são encontradas redes exclusivas para o esporte.
A cidade de Santos foi palco do primeiro jogo de Tamboréu no Brasil, e, atualmente, destacam-se as equipes:
Fluminense
Tamoio
Portuários